Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Prevenir a gripe? Um abraço por dia é o "suficiente"

Para evitar uma gripe há algo muito fácil que pode fazer diariamente: mostrar que gosta de alguém e dar-lhe um abraço, indica um estudo do jornal Psychological Science.

Prevenir a gripe? Um abraço por dia é o "suficiente"
Notícias ao Minuto

12:14 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo do jornal Psychological Science desenvolvido por um grupo de investigadores da Carnegie Mellon University conta que um abraço ajuda a prevenir o aparecimento de uma gripe.

Uma ligação social pode proteger-nos da ansiedade, do stress e da depressão e segundo o estudo, estes fatores influenciam a prevenção de uma gripe.

Os observadores analisaram 400 pessoas e tentaram perceber os níveis de interação e apoio social. Perguntavam a cada um se tinham sido abraçados naquele dia e se tinham tido algum problema familiar.

De seguida, administram gotas nasais com o vírus da gripe e os voluntários foram colocados num hotel durante uma semana. Os sintomas iam sendo monitorizados.

As pessoas que recebiam mais abraçam e tinham um maior apoio por parte dos familiares tinham menos sintomas. “Há várias evidências que mostram que o toque pode proteger as pessoas de vários sintomas”, revela o professor de psicologia da Carnegie Mellon.

E a dose ideal? “Um por dia é o suficiente”. Para evitar uma gripe há algo muito fácil que pode fazer diariamente – mostrar que gosta de alguém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório