Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Estes são os Estados que mais presos executam

Embora a Ocidente a grande maioria dos países já tenha abolido a pena de morte, nos Estados Unidos o método ainda é aplicado em vários Estados. Mas há três em particular que são especialmente dados a esta prática, destaca hoje o Huffington Post.

Estes são os Estados que mais presos executam
Notícias ao Minuto

11:43 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A pena de morte ainda é aplicada de forma recorrente nos Estados Unidos. Mas há três Estados que contabilizam cerca de 80% das execuções levadas a cabo em solo norte-americano, conta o Huffington Post.

Os Estados de Missouri, do Texas e da Florida são os ‘campeões’ nesta negra estatística. Segundo números do Death Penalty Information Center, um centro de dados que se opõe a esta prática, houve este ano 35 execuções nos Estados Unidos. Missouri e Texas têm dez mortes no curriculum cada um. A Florida tem oito, Oklahoma com três, Georgia duas e o Arizona e o Ohio, com uma execução cada, fecham a lista.

Este número alto é, ainda assim, dos mais baixos das duas últimas décadas. É preciso recuar precisamente 20 anos, até 1994, para encontrar um ano menos mortífero nas cadeias norte-americanas (houve 31 execuções nesse ano, a tótulo de curiosidade, o mesmo em que os Estados Unidos receberam o Mundial de Futebol).

Este ano houve ainda outros 71 presos que foram condenados à pena de morte, o número mais baixo das últimas quatro décadas. Talvez sinal de algumas mudanças de atitude. Recorde-se que, ainda assim, o país com maior número de execuções no mundo continua a ser a China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório