Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Ibuprofeno pode ser 'elixir mágico' para vida (quase) eterna

Uma investigação recente poderá ter descoberto a chave para vivermos mais anos e com mais saúde. Segundo revela o site Europress, cientistas norte-americanos verificaram que os organismos vivos a quem são administradas doses baixas de ibuprofeno vivem mais tempo. Ou seja, caso se comprove o mesmo efeito em humanos poderemos vir a viver até mais 12 anos.

Ibuprofeno pode ser 'elixir mágico' para vida (quase) eterna
Notícias ao Minuto

10:13 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Conhece o ibuprofeno? É um medicamento de venda livre, que o ajuda a recuperar de dores e inflamações. Pois bem, investigadores norte-americanos acham que se tomarmos regularmente este medicamento poderemos viver mais alguns anos e com mais saúde.

Os testes iniciais foram conduzidos por Michael Polymenis, da Universidade do Texas A&M, que afirma que apesar de serem necessários mais testes a droga provou que ajuda a prolongar a vida de diversos organismos.

Os cientistas descobriram que o ibuprofeno interfere com a capacidade das células de levedura, o primeiro organismo que foi testado, para atrair o triptofano, um aminoácido encontrado em todos os organismos.

Posteriormente, os investigadores fizeram os mesmos testes, mas desta feita com moscas e com minhocas, verificando que não só fazia os sujeitos viverem mais tempo, como também lhes melhorava as condições globais de saúde. Tanto as moscas como as minhocas viveram 15% mais do que o tempo médio de vida estabelecido para estas espécies.

Para já, ainda não tem motivos para ir a correr a farmácia, até porque os cientistas ainda terão de testar os efeitos em seres humanos e porque em doses erradas este medicamento pode ser nocivo para a sua saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório