Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente chinês em Macau para tomada de posse de novo Governo

O Presidente chinês, Xi Jinping, chegou hoje a Macau, naquela que é a sua primeira visita à cidade como chefe de Estado, para as cerimónias comemorativas dos 15 anos do estabelecimento da Região Administrativa Especial da China.

Presidente chinês em Macau para tomada de posse de novo Governo
Notícias ao Minuto

06:07 - 19/12/14 por Lusa

Mundo Xi Jinping

O avião que transportou de Pequim a comitiva presidencial chegou ao aeroporto internacional de Macau às 12:05 locais (04:05 em Lisboa), tendo Xi Jinping sido recebido pelo chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

Numa visita de cerca de 24 horas, Xi Jinping reúne ainda durante a manhã com o líder do Governo de Macau - que sábado toma posse para o seu segundo e último mandato - e com os atuais titulares dos principais cargos da Região.

O Presidente chinês tem também agendados encontros com diversas personalidades dos diferentes setores da sociedade local.

Ao final da tarde, Xi Jinping estará presente no jantar de boas-vindas oferecido pelo Governo de Macau e num espetáculo comemorativo do 15.º aniversário da transferência de poderes de Macau de Portugal para a China, ambos no Dome, um pavilhão multiusos construído para grandes eventos desportivos realizados na cidade em 2005, 2006 e 2007.

Na manhã de sábado, vai presidir às cerimónias comemorativas do 15.º aniversário de Macau como Região Administrativa Especial da China, com início marcado para as 08:00 com o hastear da bandeira, bem como às da tomada de posse do IV Governo.

Segue-se um encontro com os novos responsáveis dos órgãos executivo, legislativo e judicial. À tarde, Xi Jinping deixa o território, ao fim de uma visita de dois dias.

Macau é uma Região Administrativa Especial da China desde 20 de dezembro de 1999, depois de cerca de 450 anos de Administração portuguesa.

À luz da Lei Básica, a miniconstituição que rege a vida local, a cidade goza de autonomia administrativa, legislativa e judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório