Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Situação entre Rússia e Ucrânia levará anos a resolver

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje, em Bruxelas, que a situação entre a Rússia e a Ucrânia tem que ser encarada com realismo e não com otimismo, acrescentando que levará anos a resolver.

Situação entre Rússia e Ucrânia levará anos a resolver
Notícias ao Minuto

07:13 - 19/12/14 por Lusa

Mundo Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu, que falava na conferência de imprensa final da reunião dos líderes da UE, considerou que é necessário "ser realistas e não otimistas" em relação ao conflito que opõe a Rússia à Ucrânia e uma estratégia de longo prazo, porque "vai levar anos" a resolver.

Sublinhando que a situação na região é "muito complicada e dramática", Tusk adiantou que a União Europeia (UE) tem dado "um sinal claro, com a prontidão na ajuda" à Ucrânia, recordando que na origem da "resposta agressiva" de Moscovo esteve a intenção de Kiev de avançar com uma parceria com a UE.

Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia, sublinhou que Bruxelas continua "a condenar vivamente o comportamento da Rússia", mas lembrou a importância de se manterem "canais de diálogo abertos" com o Presidente Vladimir Putin.

Esta foi a cimeira de estreia para os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que sucedeu a José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, que substitui Herman Van Rompuy no cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório