Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ilhas Falkland vão erguer estátua de Margaret Thatcher

As Ilhas Falkland vão construir uma estátua da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que defendeu o território contra a invasão Argentina em 1982, anunciou hoje o atual primeiro-ministro do Reino Unido.

Ilhas Falkland vão erguer estátua de Margaret Thatcher
Notícias ao Minuto

20:49 - 18/12/14 por Lusa

Mundo 2015

Na sua mensagem de Natal aos 3.000 residentes neste arquipélago do Atlântico Sul, David Cameron anunciou que a estátua será inaugurada em 2015.

Margaret Thatcher era a líder britânica quando a junta militar que na altura estava no poder na Argentina invadiu este território britânico, cuja soberania é reclamada também por Buenos Aires, que se refere ao arquipélago como "Ilhas Malvinas".

No início da década de 1980, a mulher que ficou conhecida como "Dama de Ferro" enviou uma missão britânica para defender o território, o que acabou por conseguir ao fim de uma guerra que se prolongou por dois meses e que aumentou a sua popularidade no Reino Unido.

Os britânicos têm as Ilhas Falklands desde 1833, mas Buenos Aires reivindica que se trata de um território argentino que está ocupado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório