Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Afeganistão e Paquistão acordam combater o terrorismo juntos

O Chefe do Estado-Maior do Exército do Paquistão e o presidente do Afeganistão acordaram hoje em Cabul "combater juntos o terrorismo e o extremismo", um dia depois do ataque talibã contra uma escola paquistanesa que matou 132 alunos.

Afeganistão e Paquistão acordam combater o terrorismo juntos
Notícias ao Minuto

18:13 - 17/12/14 por Lusa

Mundo União

"Chegou o momento de o Afeganistão e o Paquistão trabalharem juntos e tomarem medidas efetivas contra o terrorismo e o extremismo", anunciou o presidente afegão, Ashraf Ghani, depois de se reunir em Cabul com o responsável máximo do exército paquistanês, general Raheel Sharif.

Os dois países, ambos com forte presença de grupos extremistas junto à fronteira comum, têm-se acusado mutuamente de não agirem contra os talibãs que se refugiam nas respetivas zonas tribais.

A nova política, segundo um comunicado da presidência afegã, visa "restaurar a paz e a estabilidade no Afeganistão e no Paquistão".

O texto da presidência não refere se Ghani e Sharif abordaram no encontro a entrega do líder do Movimento dos Talibãs do Paquistão, o grupo que reivindicou o ataque à escola, o 'mullah' Fazlullah, que Islamabad suspeita estar escondido no Afeganistão.

A visita do responsável militar paquistanês a Cabul foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, que numa conferência de imprensa durante uma visita à Índia afirmou o empenho do seu governo em garantir a paz não só no seu país como "em toda a região, incluindo o Afeganistão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório