Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Europeus parecem nada terem aprendido com Holocausto"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou hoje que os europeus parecem nada terem aprendido com o Holocausto, após uma decisão do Tribunal Geral Europeu de retirar o movimento islâmico palestiniano Hamas da lista negra da União Europeia.

"Europeus parecem nada terem aprendido com Holocausto"
Notícias ao Minuto

16:50 - 17/12/14 por Lusa

Mundo Netanyahu

"No Luxemburgo, o Tribunal da UE (União Europeia) retirou da lista de organizações terroristas o Hamas que cometeu inúmeros crimes de guerra e incontáveis atos terroristas", indicou Netanyahu, citado num comunicado do seu gabinete.

"Parece que demasiados na Europa, onde seis milhões de judeus foram massacrados, nada aprenderam", sustentou.

O chefe do governo disse que os israelitas aprenderam e continuarão a defender o seu povo e o seu Estado "contra as forças do terror, da tirania e da hipocrisia".

O Tribunal Geral Europeu, chamado a pronunciar-se pelo Hamas, determinou a retirada do movimento radical palestiniano da lista de grupos terroristas por razões processuais, mantendo temporariamente o congelamento dos seus bens na Europa.

O Conselho Europeu tem agora três meses para tomar uma nova decisão em relação ao congelamento dos fundos e dois meses para recorrer da decisão do tribunal.

A Comissão Europeia indicou que a UE "continua a considerar o Hamas uma organização terrorista".

Logo após ter tido conhecimento da decisão, Netanyahu exigiu que a UE voltasse a incluir na lista o Hamas, enquanto este saudou a decisão do tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório