Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Onze formas de despertar sem recorrer à cafeína

A ‘quebra’ a meio do dia pode ser fatal para a produtividade. Por norma acontece um pouco depois do almoço e o combate resume-se, para a maioria das pessoas, ao café. Mas sabe que existem outras formas de acordar sem recorrer à cafeína?

Onze formas de despertar sem recorrer à cafeína
Notícias ao Minuto

20:20 - 15/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Trabalho

Sonolência, moleza, preguiça. São estes alguns dos sintomas da ‘quebra’ a meio do dia que muita gente sofre, principalmente depois do almoço.

Esta vontade de parar pode ser crucial para a produtividade e colocar em causa a eficiência, contudo, existem algumas formas de despertar. Se de imediato lhe veio à cabeça a palavra ‘café’, fique a saber que existem alternativas a esta bebida. O Huffington Post revela quais:

1. Cheirar um pouco de citrinos: O aroma a limão é uma das melhores ‘lufadas de ar fresco’. De acordo com algumas pesquisas, cheirar citrinos pode ser um estímulo e um impulso mental. Uma maneira de o fazer sem parecer estranho é descascar e comer uma laranja ao lanche.

2. Dar uma caminhada: Caminhar e apanhar com ar fresco é uma das formas mais eficazes para despertar e melhorar o humor, como revela um estudo publicado Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry. Opte por passear um pouco durante a sua hora de almoço ou pausa da tarde e acabe com a preguiça.

3. Trabalhe por etapas: começar um projeto, saltar para outro e outro não só o pode baralhar e aborrecer como é meio caminho andado para ficar mais horas no escritório ou levar trabalho para casa. O segredo está em trabalhar por etapas de 90 minutos. Alguns cientistas dizem que é a forma mais fácil e prática de concluir o trabalho e de se manter desperto e focado.

4. Suba escadas: Praticar exercício físico mantém a mente ‘acordada’. É certo que fazê-lo no local de trabalho não é fácil mas há como contornar essa situação: suba escadas e caminhe.

5. Tire uma soneca: O pós-almoço é aquele momento do dia em que os olhos começam a pesar a preguiça toma conta do corpo. Não combata isso e tire uma soneca: 20 minutos são o suficiente para se sentir como ‘novo’.

6. Faça raciocínios rápidos: Sempre que seja possível, faça raciocínios rápidos. Para alguns pesquisadores, este hábito mantém o cérebro ativo e retarda a vontade de parar.

7. Ouça música: A música é também um forte estimulador cerebral. Pegar nos 'fones' e ouvir algumas das suas músicas preferidas – e não valem baladas ou canções sonolentas – pode ajudá-lo não só a acordar como também a concentrar-se.

8. Hidrate-se: Uma pesquisa citada pelo Huffington Post sugere que uma desidratação leve pode contribuir para a sonolência. Como combatê-la? Bebendo água ou chás sem açúcar. Se optar por um sumo de fruta também vai bem servido.

9. Melhore a sua postura: Se a sonolência já o está a fazer tombar para cima do computador, endireite-se. Manter o pescoço levantado e a cabeça firme ajuda a não sentir a moleza do corpo.

10. Tenha na sua secretária uma imagem dos seus filhos: Um estudo japonês revela que olhar por momentos para imagens do nosso agrado – em especial para aquelas em que estão presentes os filhos, companheiros ou animais de estimação – não só alegram como estimulam as pessoas, tornando-as mais produtivas.

11. Faça pausas: Chegar, sentar e só levantar passadas oito horas não só prejudica a saúde e as articulações como leva o corpo a querer parar e dormir. Estipule limites de tempo para estar sentado e use as pausas que faz para espairecer, mais não seja para subir ou descer escadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório