Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Poderá a depressão ser infecciosa e contagiosa?

Segundo um investigador norte-americano, a depressão é uma doença infecciosa que pode ser contagiosa, noticia o Daily Mail.

Poderá a depressão ser infecciosa e contagiosa?
Notícias ao Minuto

17:10 - 27/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Doença

Um cientista norte-americano defende que a depressão deve ser encarada com uma doença infecciosa e não apenas uma desordem mental, revela o Daily Mail.

Segundo Turhan Canli, da Universidade Stony Brook, a condição resulta de uma infeção viral, bacterial ou parasita. Sendo verdade, acredita-se que a doença pode ser evitada com uma vacina, no futuro.

“Está na hora de uma abordagem completamente diferente”, defende o cientista num artigo escrito no jornal ‘Biologia sobre comportamentos e desordens de ansiedade’, e baseia a sua teoria em três fatos: a depressão confere às pessoas sintomas de doenças; existem provas de que há parasitas, baterias e vírus que afetam o comportamento emocional das pessoas e, por fim, argumenta que pensar na depressão como uma doença infecciosa pode ser benéfico para tentar perceber a genética da doença.

Para Turhan, a doença tem sido analisada pelo ponto de vista errado, sendo que em vez de se procurar as mudanças internas dever-se-ia analisar as alterações exteriores das pessoas que sofrem da patologia.

Considerando que se trata mesmo de uma doença com base num vírus, o investigador refere que esta pode ser contagiosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório