Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Partido no poder no Zimbabué altera estatutos para servir presidente

O partido no poder no Zimbabué vai alterar os seus estatutos para permitir que o presidente Robert Mugabe designe pessoalmente os seus adjuntos, o que consolidará o seu controlo, informou hoje um jornal estatal zimbabueano.

Partido no poder no Zimbabué altera estatutos para servir presidente
Notícias ao Minuto

13:59 - 27/11/14 por Lusa

Mundo Mugabe

Citando fontes do partido, o jornal The Herald indica que a União Nacional Africana do Zimbabué -- Frente Patriótica (ZANU-PF) "acordou alterações propostas que abrirão caminho para o presidente Mugabe nomear todos os membros do politburo (comité executivo do partido)".

Entre aqueles membros encontram-se os vice-presidentes do partido e o presidente nacional, impedindo assim "a criação de vários centros de poder", segundo uma fonte não identificada citada pelo jornal.

As mudanças, que devem ser aprovadas no congresso do partido na próxima semana, ocorrem numa altura em que os principais políticos de país se "acotovelam" para suceder ao presidente de 90 anos e que governa o Zimbabué há mais de três décadas.

No que deu a ideia de uma purga, o ZANU-PF destituiu na quarta-feira a vice-presidente Joice Mujuru da liderança do partido.

Mujuru e o ministro da Justiça, Emmerson Mnangagwa, estariam entre os principais candidatos à substituição de Mugabe, que está no poder desde a independência do país do Reino Unido em 1980.

Mugabe, o mais velho dirigente africano, deve ser confirmado como líder do partido no congresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório