Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

NATO "preocupada" com militarização da Crimeia

O comandante militar da NATO considerou hoje que a militarização da península da Crimeia, anexada pela Rússia em março, poderá ser utilizada por Moscovo para exercer o controlo ao longo de toda a região do Mar Negro.

NATO "preocupada" com militarização da Crimeia
Notícias ao Minuto

14:57 - 26/11/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Estamos muito preocupados com a militarização da Crimeia", disse o general norte-americano Philip Breedlove durante uma conferência de imprensa em Kiev.

"Os equipamentos que estão prontos a ser instalados na Crimeia (...) mísseis de cruzeiro e mísseis antiaéreos têm capacidade para alcançar a totalidade da [região] do Mar Negro", referiu.

O comandante das forças norte-americanas na Europa garantiu que a NATO também receia a instalação de armas nucleares na península e que "está a vigiar" a situação.

Na quarta-feira, o ministério da Defesa russo anunciou a deslocação de 14 aviões de caça, incluídos numa esquadrilha de 30 aparelhos que vai ficar estacionada na península, decidiu reativar uma estação de radares antimíssil e investir mais de 1,75 mil milhões de euros no reforço da sua frota do Mar Negro.

Breedlove deslocou-se a Kiev para conversações com os líderes ucranianos sobre a situação no país, que está a suscitar a mais grave crise entre o ocidente e Moscovo desde o final da Guerra fria.

A liderança de Kiev suscitou uma forte reação da Rússia ao confirmar recentemente a disposição de aderir ao bloco militar aliado, alegando o envolvimento da Rússia na guerra civil no leste do país e que já provocou cerca de 4.300 mortos desde abril.

Apesar de a eventual adesão da Ucrânia à NATO permanecer como um objetivo ainda distante, o general Breedlove disse que a Aliança está a fornecer treino às forças ucranianas para permitir que se aproximem "das táticas, técnicas e procedimentos da NATO", mas insistiu que qualquer decisão sobre a adesão de um novo país é da responsabilidade dos líderes políticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório