Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Hong Kong: Detidos sete polícias por agressão a membro do Partido Cívico

Sete agentes da polícia de Hong Kong foram detidos por agressão no âmbito de um caso de alegada violência policial contra o membro do Partido Cívico Ken Tsang, em outubro num dos locais de protesto pró-democracia.

Hong Kong: Detidos sete polícias por agressão a membro do Partido Cívico
Notícias ao Minuto

13:24 - 26/11/14 por Lusa

Mundo Violência

A agressão foi filmada pela estação de televisão TVB durante a cobertura dos protestos em Admiralty e os agentes à paisana foram suspensos no âmbito da investigação lançada entretanto.

Nas imagens divulgadas, Tsang está algemado e é alvo de agressões por agentes à paisana, acabando por cair no chão após uma série de pontapés, numa zona escura de Lung Wo Road.

O Partido Cívico divulgou fotos nas quais Tsang surge com hematomas na cara, segundo a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

O alegado ataque foi condenado por políticos e organizações internacionais, incluindo a Amnistia Internacional.

A polícia foi alvo de críticas pela demora na condução da investigação.

Em comunicado, a polícia deu conta que sete agentes foram detidos por agressão causadora de lesões corporais. As autoridades disseram não ter atrasado o caso, acrescentando que o agredido, Tsang, tinha concordado em participar numa ação de identificação hoje mas não compareceu.

A polícia instou Tsang a colaborar com a investigação. Um porta-voz disse que ações legais seriam tomadas assim que a investigações sejam concluídas.

As autoridades de Hong Kong retiraram hoje as barricadas e tendas montadas por manifestantes pró-democracia em Mong Kok, depois de uma operação em muito menor escala realizada na terça-feira no mesmo local de protesto para reabrir ao trânsito a Argyle Street.

O trânsito ao longo da Nathan Road, condicionado desde o final de setembro, começou a fluir novamente. A operação de desobstrução da via demorou pouco mais de três horas segundo a RTHK.

Duas das caras mais visíveis dos protestos pró-democracia em Hong Kong, os líderes estudantis Joshua Wong (movimento Scholarism) e Lester Shum (Federação de Estudantes), figuram entre os mais de cem detidos, esta madrugada, durante uma operação de desmantelamento do acampamento em Mong Kok pela polícia.

A informação foi confirmada pelos representantes da Federação de Estudantes de Hong Kong, uma das três organizações por detrás das manifestações que cumprem hoje 60 dias, através das redes sociais.

Hoje, o chefe do Executivo, CY Leung, pediu aos manifestantes para não reocuparem as ruas de Mong Kok.

CY Leung, que falava em Seul, à margem de uma reunião com a Presidente sul-coreana Park Geun-hye, disse que a atividade comercial da zona densamente povoada de Mong Kok estava a ser retomada aos poucos e instou os manifestantes a não voltarem a infringir a lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório