Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tigre libertado por Putin suspeito de matar cabras na China

Ustin, um dos tigres libertados pelo Presidente russo, Vladimir Putin, que decidiu atravessar a fronteira e "emigrar" para a China, é suspeito de ter matado mais de uma dezena de cabras, informa hoje a agência oficial chinesa.

Tigre libertado por Putin suspeito de matar cabras na China
Notícias ao Minuto

10:45 - 26/11/14 por Lusa

Mundo Pequim

O mais recente ataque ocorreu na terça-feira, onde dois caprinos morreram e três outros desapareceram no mesmo local, na ilha Heixiazi, no condado de Fuyuan, no nordeste da província chinesa de Heilongjiang, escreve a Xinhua, citando fontes locais.

A quinta localiza-se naquela ilha do rio Amur, fronteiriço com os dois países, e os vestígios, como pegadas deixados no lugar após a matança, apontam que foi Ustin o autor, assinalaram especialistas em tigres siberianos citados pela agência chinesa.

Guo Yulin, dono da quinta, mostrou-se preocupado com a presença do tigre e estava ocupado a remover os cadáveres, refere a Xinhua, indicando que autoridades locais prometeram compensá-lo pelas suas perdas - um total de 18 cabras em dois ataques. Para evitar uma terceira investida, o departamento instou Guo a relocalizar os caprinos ou a reforçar a segurança da sua propriedade.

A imprensa chinesa segue há semanas com grande atenção as peripécias de Ustin e Kuzya, os dois "tigres de Putin" que deambulam em território chinês, onde "chegaram" no mês passado.

Face à expetativa causada, as autoridades pediram aos residentes da ilha para se manterem longe do felino e não lhe darem comida caso o avistem.

Kuzya, o outro tigre, tentava na semana passada regressar a território russo, informou então a agência oficial chinesa.

Os tigres pertencem a um grupo de cinco crias encontradas há dois anos e que, após terem sido criados em cativeiro, foram colocados em liberdade, três dos quais numa cerimónia presidida por Putin no início do verão.

O facto de dois deles terem chegado à China foi motivo de muitos comentários nos meios de comunicação social, em que se brincava com a "deserção" dos felinos ligados ao chefe de Estado russo que, este mês, viajou para Pequim e falou sobre os felinos num encontro com o seu homólogo chinês Xi Jinping.

Estima-se que em todo o mundo existam apenas 600 tigres siberianos a viver em estado selvagem, a maioria na Rússia, e menos de 30 na China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório