Nos últimos dias tem saído alguma informação sobre os detalhes do 'Plano Juncker' que será apresentado esta manhã no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e que foi a principal 'bandeira' de Jean-Claude Juncker para o seu mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia.
Segundo as agências de notícias, será criado o Fundo Europeu de Investimento Estratégico, dotado de 21 mil milhões de euros, que a Comissão Europeia estima poderá multiplicar até 15 vezes os recursos iniciais, mobilizando 315 mil milhões de euros (entre dinheiro público e privado) para a economia.
O novo fundo europeu será financiado pela Comissão Europeia, com uma garantia de 16 mil milhões de euros do orçamento comunitário, e com 5 mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento, que terá um papel-chave neste esquema graças ao seu 'rating' de triplo A (o mais elevado).
O Presidente da República inicia uma visita oficial de dois dias aos Emirados Árabes Unidos, com passagem por Abu Dhabi e Dubai, numa viagem com um "pendor marcadamente económico".
O primeiro ponto de agenda está marcado para o final da manhã, com um encontro de Cavaco Silva com o Príncipe Real do Abu Dhabi, Xeque Mohammad bin Zayed Al Nahyan (Presidente em exercício dos Emirados Árabes Unidos), no Palácio Mushrif, seguido de um almoço.
Ao início da tarde, Cavaco Silva irá reunir-se com o Xeque Hamed Bin Zayed Al Nahyan, do Fundo Soberano ADIA - Investimentos e ETIHAD Airways. Depois da reunião, o Presidente da República seguirá para a mesquita Xeque Zayed, reservando o início da noite para um encontro com empresários e participantes portugueses na primeira reunião da comissão mista Portugal - Emirados Árabes Unidos.
A comissão mista, que se reúne durante o primeiro dia da visita do chefe de Estado aos Emirados Árabes Unidos é presidida, do lado português, pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que faz também parte da comitiva oficial da viagem do chefe de Estado.
No futebol europeu, o Benfica está hoje obrigado a pontuar na visita aos russos do Zenit para se manter na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.
No último lugar do grupo C, em igualdade pontual com o Zenit, os "encarnados" estão proibidos de perder frente à equipa de André Villas-Boas, pois ficariam fora da Liga dos Campeões e poderiam mesmo ficar afastados das competições europeias, em caso de vitória do Mónaco em Leverkusen.
Na melhor série de resultados da temporada -- a goleada imposta ao Moreirense (4-1), na Taça de Portugal, foi o quarto triunfo consecutivo -, o Benfica tenta ser a primeira equipa a vencer no estádio Petrovski.
ECONOMIA
A agência que gere a dívida pública (IGCP) realiza hoje uma oferta de troca, onde comprará obrigações que vencem nos próximos dois anos e oferecerá aos investidores títulos de igual valor mas com maturidades mais longas.
A operação, que ocorrerá pelas 10:00, destina-se a recomprar obrigações do tesouro (OT) com maturidade em 2015 e 2016 e, em troca, emitir igual montante nominal de obrigações com maturidade em 2021 e 2023.
O parlamento aprova hoje, na generalidade, a proposta de reforma do IRS, que prevê que as famílias com dependentes paguem menos imposto e introduz uma cláusula para assegurar que ninguém pagará mais do que em 2014, e da Fiscalidade Verde.
A reforma do IRS vai custar ao Estado cerca de 150 milhões de euros em 2015, que serão pagos na totalidade pelas alterações introduzidas pela reforma da Fiscalidade Verde.
Entre as principais medidas da reforma da Fiscalidade Verde está a criação da nova taxa de carbono (que pode fazer aumentar os preços dos combustíveis e da energia) e de uma taxa sobre os sacos de plástico, que vão passar a custar 10 cêntimos (com IVA) no próximo ano.
LUSOFONIA E MUNDO
Os eurodeputados debatem hoje a questão do reconhecimento do Estado palestiniano com a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini.
Em anteriores resoluções, o Parlamento Europeu defendeu que "o direito inalienável dos palestinianos à autodeterminação e a terem o seu próprio Estado é inquestionável, como o é o direito de Israel a existir dentro de fronteiras seguras".
Os eurodeputados manifestaram o seu apoio à solução "dois Estados", com base nas fronteiras de 1967, com Jerusalém capital de ambos os Estados, com o Estado de Israel e um Estado da Palestina independente e democrático.
O Parlamento Europeu vai tomar posição sobre este assunto numa resolução que está agendada para votação no próximo dia 27.
O médico congolês Denis Mukwege recebe hoje em Estrasburgo um dos mais prestigiados prémios de direitos humanos europeu, o prémio Sakharov pela liberdade de pensamento.
O galardão foi atribuído no dia 21 de outubro ao médico congolês Denis Mukwege e a decisão do Parlamento Europeu prende-se com o trabalho desenvolvido pelo médico no tratamento de mulheres violadas durante a guerra na República Democrática do Congo.
O ginecologista Denis Mukwege, 59 anos, é especializado no tratamento de vítimas de violações na República Democrática do Congo, cuidando todos os anos de milhares de raparigas e mulheres violadas, usadas como arma de guerra por diferentes grupos armados.
O médico, que foi alvo de uma tentativa de homicídio em outubro de 2012, fundou um hospital para cuidar das mulheres vítimas de violação e o seu nome foi já várias vezes avançado nas "nomeações" para o Nobel da Paz.
SOCIEDADE
O Festival InShadow, certame internacional que une a dança e o cinema, com o Reino Unido como país convidado nesta edição, começa hoje, com uma programação de vídeo, espetáculos exposições e instalações em vários espaços de Lisboa.
De acordo com a organização, até 07 de dezembro, o InShadow - 6.º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias irá apresentar uma programação contemporânea transdisciplinar, centrada na vídeo-dança.
Os palcos do festival serão o São Luiz Teatro Municipal, o Teatro do Bairro, o Centro Cultural Malaposta, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente, o Museu Bordalo Pinheiro, o Centro Nacional de Cultura, o Oceanário de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa, entre outros.
Os músicos Paulo Valentim e Bruno Costa orientam, a partir de hoje, ‘master classes’ de Fado no Almagro Tango Club, em Buenos Aires, no âmbito do II Festival Portenho de Fado e Tango, estreando-se nos palcos argentinos.
O II Festival Portenho de Fado e Tango tem início hoje, em Buenos Aires, e decorre até sábado, sob o lema "Ambos puertos, unión e identidad". Segundo a organização, o festival tem por objetivo "a convivência autêntica entre os dois géneros nacionais urbanos, dando espaço a novos artistas e aos que fazem o seu caminho há mais tempo".
Para os músicos portugueses, "a ideia é orientar e passar alguns ensinamentos fundamentais a muitos argentinos que, ou já cantam, ou querem cantar fado, explicando-lhes tempos, melodias, os tons apropriados a cada voz", explicou à Lusa o guitarrista, compositor e poeta Paulo Valentim.
Paulo Valentim e Bruno Costa (viola) também marcam igualmente presença nos diferentes espetáculos, acompanhando os fadistas argentinos. "De origens diversas e um ADN comum, o Tango e o Fado têm uma alma nostálgica e de 'saudade', uma história paralela e uma vivência boémia", afirma a organização, do Mecenazgo Cultural da Cidade de Buenos Aires.