Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nações Unidas condenam ataque suicida no Afeganistão

O secretário geral das Nações Unidas qualificou hoje como "abominável" o ataque suicida que, no domingo, causou 60 mortos e dezenas de feridos, durante um jogo de voleibol, na província de Paktika, no Afeganistão.

Nações Unidas condenam ataque suicida no Afeganistão
Notícias ao Minuto

22:00 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Secretário

Através de um porta-voz, Ban Ki-moon transmitiu condolências às famílias dos mortos e feridos e expressou "firme solidariedade para com o povo do Afeganistão", que não se deixará "intimidar por ataques deste tipo".

O secretário-geral considerou o atentado perpetrado durante um evento desportivo "uma grave violação da lei afegã e internacional", esperando que os responsáveis sejam levados à justiça rapidamente.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas os serviços secretos afegãos já responsabilizaram a rede Haqqani, próxima dos talibãs, mas com alguma autonomia.

O ataque foi levado a cabo por um suicida, que fez detonar as bombas que transportava no recinto desportivo onde se disputava a final distrital de um torneio de voleibol.

Horas antes, a câmara baixa do parlamento afegão tinha aprovado a permanência de cerca de 12.500 soldados da missão da NATO no país, durante o próximo ano.

A missão da NATO, liderada pelos Estados Unidos, termina no final do ano, mas as recentes ofensivas dos talibãs têm demonstrado a fragilidade das forças militares e policiais locais, que continuarão a receber formação internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório