Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Detidos quatro padres suspeitos de abuso de menores

Quatro padres católicos, suspeitos de abuso de menores na arquidiocese de Granada, no sul de Espanha, foram hoje detidos, informou o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz.

Detidos quatro padres suspeitos de abuso de menores
Notícias ao Minuto

19:34 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Espanha

"A polícia prendeu hoje de manhã e foram presentes a tribunal quatro pessoas, quatro padres envolvidos neste caso", declarou o ministro à radio nacional espanhola.

Este caso veio a público depois de um jovem, atualmente maior de idade, ter enviado uma carta diretamente à Santa Sé a acusar um grupo de religiosos de abusos sexuais.

"Caro Santo Padre, tenho 24 anos e sou membro da Opus Dei", lê-se no início da missiva endereçada ao papa Francisco, segundo o diário espanhol El Pais.

O jovem, que frequentou entre os sete e os 18 anos de idade a paróquia de Granada, identificou quatro religiosos e descreveu os abusos cometidos.

"As práticas sexuais mais frequentes passavam por massagens, masturbação e beijos na boca", relatou o jornal espanhol, citando a missiva.

O autor da carta alertou igualmente que outros menores, raparigas e rapazes, poderão ter sofrido abusos, referindo ainda que outros religiosos da paróquia tinham conhecimento da situação.

Depois de ter conhecimento do assunto, o papa Francisco terá falado diretamente com o jovem adulto para pedir perdão em nome da Igreja católica, de acordo com o El Pais.

A arquidiocese de Granada confirmou em meados deste mês a abertura de uma investigação por alegado abuso sexual a menores contra um grupo de padres, que foram suspensos de funções.

O arcebispo de Granada Francisco Javier Martinez rezou no domingo passado deitado no chão para pedir perdão a "todos os indignados com a conduta da Igreja".

Desde que assumiu a liderança da Santa Sé, o papa Francisco defende uma tolerância zero contra a pedofilia, flagelo que poderá ter feito dezenas de milhares de vítimas e que desacreditou fortemente a Igreja católica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório