Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Índia para reforço da cooperação

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Oldemiro Baloi, está desde domingo na Índia para uma visita de trabalho de seis dias, indica-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação indiano.

Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Índia para reforço da cooperação
Notícias ao Minuto

15:47 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Moçambique

Segundo a nota, Baloi vai reunir-se com o seu homólogo indiano, Sushma Swaraj, e será o orador principal de uma palestra dedicada ao tema "Perspetivas sobre a Política Externa de Moçambique" no Indian Council of World Affairs, uma entidade vocacionada ao estudo de assuntos externos.

De acordo com o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, o comércio bilateral com Moçambique ultrapassou 1,2 mil milhões de euros em 2014, uma cifra que coloca a Índia como um dos principais parceiros comerciais do país africano.

Por outro lado, Moçambique tornou-se nos últimos anos num importante recetor do crédito indiano, com mais de 514 milhões de euros entre 2004 e 2013.

Várias empresas indianas têm investido em Moçambique nos últimos anos, nomeadamente no crescente setor de hidrocarbonetos. A companha estatal International Coal Ventures Ltd (ICVL) comprou recentemente as concessões de carvão que eram detidas pela anglo-australiana Rio Tinto em Moatize, centro de Moçambique.

Três companhias indianas controlam 30 por cento da concessão de gás natural da Área 1 da Bacia do Rovuma, na região norte, como parte de um consórcio liderado pela norte-americana Anadarko, com reservas estimadas em cerca de 70 biliões de pés cúbicos de gás natural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório