Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lentes de contacto podem ser um problema

Um estudo do centro de prevenção de doenças norte-americano sugere que há quase um milhão de visitas anuais ao oftalmologista por problemas relacionados com lentes de contacto. A culpa é, quase sempre, da falta de cuidado de quem as usa.

Lentes de contacto podem ser um problema
Notícias ao Minuto

12:18 - 24/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Visão

Um estudo norte-americano revela que, anualmente, quase um milhão de pessoas vai ao oftalmologista com alguma infeção provocada pelo uso de lentes de contacto, revela o The Guardian. A dúvida é se o problema está na própria lente ou na forma como é usada.

O estudo da autoria do Centers for Disease Control and Prevention – um centro de prevenção de doenças – dá a entender que a, maioria das vezes, o problema está mesmo na pessoa que as usa. E para que se perceba a dimensão do problema, o estudo tem uma estatística assustadora: 45% dos casos serão de pessoas que admitem não lavar sequer as mãos antes de colocar a lente.

Além do mais, conta ainda o the Guardian, há mais estudos que referem outros erros comuns, nomeadamente o uso de uma lente para lá do tempo adequado: as lentes que devem ser usadas por um mês são usadas uma vez e meia a mais do que deviam; já as de duas semanas são usadas duas vezes e meia a mais do que o tempo adequado.

As bactérias são a principal ameaça e a verdade é que esta ‘ferramenta’ de auxílio à visão necessita de cuidado. Além do mais, quando falamos do olho humano falamos de um órgão particularmente sujeito às agressões do dia-a-dia.

Entre os conselhos a ter em conta, é importante não só lavar bem as mãos antes da utilização, mas também garantir que as mãos estão secas. As lentes também devem ser retiradas antes de atividades como a natação. A maquilhagem também deverá ser mais cuidadosa: deve-se evitar eyeliner e outros produtos devem ser aplicados só depois de a lente estar colocada.

Quem quiser usar lentes de contacto deve também procurar fazê-lo de forma informado, sendo também criterioso na escolha. O The Guardian sugere, por exemplo, que se evite comprar lentes de contacto online. Além do mais, em caso de irritação, vermelhidão ou simplesmente dúvidas, o melhor mesmo é retirar a lente e procurar conselho médico. Como tal, não é má ideia ter também os óculos por perto para evitar ficar ‘preso’ às lentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório