Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novo ataque mata cerca de 100 pessoas no leste do Congo

Uma centena de pessoas foi morta na quinta-feira perto de Beni, no leste da República Democrática do Congo (RDC), indicaram hoje deputados da região à agência France Presse.

Novo ataque mata cerca de 100 pessoas no leste do Congo
Notícias ao Minuto

11:28 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Kinshasa

O novo ataque faz aumentar para 200 o número de civis mortos naquela zona do norte da província do Kivu do Norte desde o início, na primeira quinzena de outubro, de uma série de massacres realizados pelos rebeldes ugandeses das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês).

As diversas fontes interrogadas pela AFP disseram desconhecer ainda a identidade dos responsáveis pela matança.

"Tenho dados de que 95 corpos foram enterrados numa vala comum" e "nove outros foram mostrados às autoridades" na morgue, declarou à AFP Juma Balikwisha, deputado da oposição.

Albert Baliesima, deputado da maioria, disse, por seu turno, que não existe ainda "um balanço definitivo", adiantando que terão sido mortas "entre 70 e 100 pessoas".

Segundo uma fonte administrativa em Beni, o massacre foi realizado em quatro localidades vizinhas, situadas entre a cidade de Beni (cerca de 250 quilómetros a norte de Goma, capital do Kivu do Norte) e a de Mbau, a duas dezenas de quilómetros mais a norte, e causou "pelo menos 80 mortos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório