Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos três soldados mortos em ataques separatistas no Leste

Pelo menos três soldados morreram nas últimas 24 horas em ataques das milícias separatistas pró-russas no leste da Ucrânia, informou hoje o comando militar ucraniano.

Pelo menos três soldados mortos em ataques separatistas no Leste
Notícias ao Minuto

08:11 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Foram contabilizadas "56 tentativas de ataque com diferentes tipos de armas contra posições das forças da Operação Antiterrorista", como Kiev denomina a campanha militar contra os separatistas, refere o comando na rede social Facebook.

Segundo os militares, as milícias estão especialmente ativas junto às cidades de Donetsk, Lugansk e Debaltsevo, bem como nos arredores do aeroporto internacional de Donetsk, sob controlo das forças ucranianas.

Apesar do cessar-fogo, declarado a 05 de setembro, os combates pela conquista do aeroporto não pararam desde que os militares chegaram aos arredores de Donetsk, cidade que tinha quase um milhão de habitantes antes do estalar do conflito e que figura como o principal bastião dos separatistas.

"Os membros dos grupos armados e dos mercenários russos ignoram a segurança da população civil na zona onde se leva a cabo a operação antiterrorista", destaca-se no mesmo comunicado, em que se denuncia que as milícias utilizam a população como "escudo humano"

O comando ucraniano explicou que os separatistas abriram fogo contra as forças governamentais a partir de posições situadas em bairros residenciais das cidades que encontram sob o seu controlo.

Segundo o mais recente relatório da missão de direitos humanos da ONU, apresentado na quinta-feira em Genebra, o conflito armado no leste da Ucrânia fez 4.317 mortos e 9.921 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório