Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Sabe o que têm em comum Sócrates, Sarkozy e Berlusconi?

José Sócrates, Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi. Os três homens têm em comum o facto de terem sido responsáveis pelos destinos dos respetivos países. Mas não só.

Sabe o que têm em comum Sócrates, Sarkozy e Berlusconi?
Notícias ao Minuto

09:40 - 23/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Crime

O ex-primeiro-ministro português e italiano e o ex-presidente francês têm também em comum os problemas com a Justiça, tal como escreve este domingo o jornal SOL.

Nicolas Sarkozy, de 59 anos, foi presidente da França entre 2007 e 2012. Este ano foi detido pela polícia gaulesa e interrogado durante 15 horas. Acabou por ser constituído arguido por sobre si recaírem suspeitas de crimes como tráfico de influências e corrupção.

Silvio Berlusconi tem 78 anos e foi primeiro-ministro de Itália entre 1994 e 1995, 2001 e 2006 e, por fim, entre 2008 e 2011. O seu nome está ligado a escândalos sexuais com, pelo menos, uma rapariga menor de idade. Mas não só.

O antigo primeiro-ministro italiano, que foi condenado a uma pena de prisão que acabou por ser substituída por uma pena de trabalhos comunitários devido à sua idade, está também ligado a crimes de corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e até lavagem de dinheiro.

José Sócrates, de 57 anos, esteve à frente do Executivo português entre 2005 e 2011. Foi detido na última sexta-feira no aeroporto de Lisboa oriundo de Paris. Sobre si recaem suspeitas de crimes como fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Os três antigos dirigentes, que enfrentam as barras dos tribunais, cruzaram-se por diversas vezes no palco político europeu enquanto responsáveis pelos destinos das respetivas nações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório