Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novos deputados de São Tomé e Príncipe tomaram posse

O presidente são-tomense desejou hoje que o futuro parlamento do seu país promova a união entre os são-tomenses, considerando que o confronto de ideias e o "natural debate politico não tem necessariamente que se traduzir em desunião".

Novos deputados de São Tomé e Príncipe tomaram posse
Notícias ao Minuto

17:34 - 22/11/14 por Lusa

Mundo Parlamento

"O debate político e o contraditório não devem impedir o diálogo permanente, fundado no respeito da maioria e das minorias, de modo a que seja possível obter os consensos nacionais indispensáveis para que o país vença os desafios do desenvolvimento", disse Manuel Pinto da Costa.

Tomaram posse hoje 55 novos deputados saídos das eleições de 12 de outubro passado.

A Ação Democrática Independente (ADI) de Patrice Trovoada foi o vencedor destas eleições com maioria absoluta e vai ocupar 33 assentos no novo hemiciclo. O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) elegeu 16 deputados, o Partido da Convergência democrática (PCD) elegeu cinco deputados e a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD) elegeu um deputado.

"A interpretação dos resultados (das eleições de 12 de outubro) é clara quanto à vontade do povo para os próximos quatro anos, vontade essa que deve ser interpretada num quadro de estabilidade, de modo a que sejam cumpridos os compromissos assumidos e concretizadas as legitimas aspirações dos eleitores", lembrou Pinto da Costa.

O chefe de Estado são-tomense felicitou o ADI pela vitória alcançada nas eleições legislativas e manifestou "disponibilidade pessoal e institucional" para que o novo executivo tenha todas as condições para governar durante os próximos quatro anos.

"Estou convicto que é absolutamente indispensável para o progresso de São Tomé e Príncipe uma cooperação franca e aberta entre todos os órgãos de soberania, forças políticas e organizações da sociedade civil", defendeu o chefe de estado são-tomense.

Pinto da Costa prometeu que "fará tudo" para promover um clima que "permita uma cooperação institucional produtiva, virada para o futuro e baseada num relacionamento de respeito mutuo e pelas competências de cada um constitucionalmente consagradas".

O novo Presidente eleito da Assembleia Nacional, José da Graça Diogo lembrou também a necessidade de haver "paz e harmonia" como fatores "tanto desejada pelo nosso povo".

A primeira sessão plenária da décima legislatura que hoje se iniciou deverá reunir-se, de acordo com o regimento da Assembleia Nacional, em meados de fevereiro próximo. Mas fonte parlamentar disse hoje a Lusa acreditar que "ainda em dezembro as comissões poderão reunir-se para agendar a discussão do Orçamento do Estado (OE) e as Grandes Opções de Plano (GOP) para 2015 que estão bastante atrasados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório