Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PJ de Cabo Verde incinerou 521 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde incinerou hoje de manhã, no Mindelo, os 521 quilos de cocaína apreendidos a 06 deste mês na ilha de São Vicente.

PJ de Cabo Verde incinerou 521 quilos de cocaína
Notícias ao Minuto

19:14 - 21/11/14 por Lusa

Mundo São Vicente

O ato, rodeado de grande aparato de segurança, decorreu no perímetro do Centro de Instrução Militar do Morro Branco, depois de, ainda nas instalações da PJ no Mindelo, ter-se procedido à pesagem da droga, na presença de dois magistrados do Ministério Público e outros altos responsáveis da polícia científica, relatou a Inforpress.

No local da incineração, já na presença de jornalistas, magistrados e da Polícia Nacional, procedeu-se a um teste rápido a seis dos volumes apreendidos, seguindo-se a queima numa espécie de tanque envolvido com pneus, lenha, gasolina e gasóleo.

Na noite de 05 para 06 deste mês, a PJ cabo-verdiana, no quadro da Operação "Perla Negra", apreendeu a droga pouco depois de ter sido transbordada na praia de Salamansa, próximo do Mindelo.

Na operação, a PJ deteve em flagrante delito seis indivíduos do sexo masculino, sendo quatro deles residentes na cidade, todos com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, e três tripulantes do iate que transportou a droga desde a América Latina.

O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou a prisão preventiva, como medida de coação, a seis dos nove detidos, que aguardam os trâmites ulteriores do processo na cadeia da Ribeirinha, e libertou os três tripulantes do iate, por "não haver indícios" de envolvimento no transbordo.

Na mesma operação foram ainda apreendidas três viaturas, uma arma de fogo e, posteriormente, uma moto de água, em que se encontrava escondida a quantia de 11 mil contos cabo-verdianos (cerca de 100 mil euros).

Os 521 quilos de cocaína encontravam-se dissimulados em 19 sacos de viagem e a respetiva apreensão foi fruto de uma investigação de mais de cinco meses feita pela PJ cabo-verdiana.

Tratou-se da segunda maior apreensão de droga em Cabo Verde após a operação "Lancha Voadora" que, em 2011, culminou com a apreensão de tonelada e meia de cocaína em estado de elevada pureza escondida na cave de um prédio na Achada de Santo António, na Cidade da Praia, e que também foi posteriormente incinerada.

Relacionado com este caso, a 28 de junho de 2013, o Tribunal da Comarca da Cidade da Praia condenou nove dos 15 arguidos a penas de prisão efetiva entre os nove e os 22 anos, dando como provadas as acusações de associação criminosa e lavagem de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório