Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Estudantes desaparecidos geram dezenas de manifestações

Centenas de jovens começaram a concentrar-se na manhã de hoje nos arredores do aeroporto internacional do México, no início de uma jornada de protesto nacional após o desaparecimento e possível massacre de 43 estudantes no final de setembro.

Estudantes desaparecidos geram dezenas de manifestações
Notícias ao Minuto

22:25 - 20/11/14 por Lusa

Mundo México

A maioria dos jovens cobriu os rostos por motivos de segurança, enquanto as forças de segurança começavam a impedir a progressão das marchas de protesto nas imediações do aeroporto.

"Estou com uma máscara porque caso contrário posso desaparecer", referia uma das faixas exibidas pelos manifestantes, presentes em pelo menos dez estradas federais. A via de acesso a um dos terminais foi temporariamente bloqueada.

Este novo movimento de protesto, designado Paralisação Nacional, vai decorrer em pelo menos 20 cidades mexicanas, estando ainda previstas concentrações de protesto nos Estados Unidos, Europa, América central e do Sul, com a principal manifestação marcada para o centro da cidade do México no final da tarde de hoje.

Estão previstas três concentrações na capital para acolher as caravanas dos pais dos estudantes desaparecidos, que percorreram o México para exigir o regresso dos seus filhos. De seguida, todos os manifestantes deverão convergir para o Zócalo, a grande praça central da capital do país.

O México confronta-se com uma forte agitação social na sequência do desaparecimento, há dois meses, de 43 estudantes da escola rural de Ayotzinapa, sul do México. Os estudantes, na maioria com idades entre os 18 e os 21 anos, foram detidos por polícias locais após uma ação de protesto na cidade de Iguala e eventualmente entregues a membros de um cartel de narcotráfico.

Segundo os testemunhos de três presumíveis membros deste cartel, os estudantes terão sido mortos, os seus cadáveres queimados e os seus restos lançados a um rio. No entanto, ainda não foram detetados quaisquer vestígios dos estudantes desaparecidos.

"Com Ayotzinapa demos conta de que podemos todos desaparecer, e antes que isso aconteça queremos demonstrar a forma como permanecemos unidos", disse à agência noticiosa AFP, nas imediações do aeroporto, um jovem de 25 anos com o rosto encoberto.

Este dia de manifestações implicou a anulação pelo governo de diversos desfiles militares e civis, previstos para a capital e outras cidades do país, e que deveriam assinalar o aniversário do início da Revolução mexicana de 1910.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório