Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

O fenómeno da barba deve-se a quê?

A barba tem estado na moda, mas por que é que os homens e a sociedade dão tanta importância? Conheça os cinco motivos que podem explicar esta opção dos homens, segundo o El Confidencial.

O fenómeno da barba deve-se a quê?
Notícias ao Minuto

17:43 - 20/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Usar barba parece cada vez mais uma opção dos homens, mas porquê? Sabia que tem a ver com o status social, a masculinidade, a maturidade, saúde e confiança, mas e de que forma?

Os psicólogos Barnaby Dixson e Paul Vasey publicaram um estudo na revista Behavioral Ecology que demonstra que os homens com barba são os que têm um status social mais elevado. Já outro estudo da Britain’s Royal Pharmaceutical Society relacionou a barba ao cargo ocupado, demonstrado que à medida que os cargos são mais importantes existem mais trabalhadores com barba.

Relativamente à sensação de trazer mais masculinidade, os professores da Universidade Northumbria publicaram um estudo em que as mulheres diziam que os homens mais fortes e agressivos tinham barba e por isso, eram dotados de masculinidade que faltava aos homens sem barba.

Uma indicação de maturidade está também na barba que por vezes é utilizada como estratégia para se parecer mais velho do que é na realidade.

Também a saúde entra para um dos factores benéficos a quem usa barba. William Hamilton e Marlene Zuk publicaram um estudo em que indicam que quem usa barba demonstra vitalidade do sistema imunitário, isto porque escolher ter barba era desafiar as condições de saúde e higiene.

Por fim, está a confiança. A barba sempre foi um sinal de competitividade entre os homens e era uma vantagem quando existiam confrontos físicos no passado e isso demonstra uma confiança no homem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório