Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nunca o mundo teve tantos jovens como agora

Quase um quarto dos habitantes do mundo são jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 24 anos. Os dados, citados esta terça-feira pelo Público, são do Fundo das Nações Unidas para a População.

Nunca o mundo teve tantos jovens como agora
Notícias ao Minuto

07:48 - 18/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relatório

O relatório ‘O poder de 1,8 milhões’ do Fundo das Nações Unidas para a População foi tornado público ontem e revela que no mundo inteiro existem 1,8 milhões de jovens, o que se traduz em quase um quarto da população total do planeta.

De acordo com o Público, que teve acesso ao dito relatório, nunca houve tantos jovens como agora e a tendência é que o número continue a aumentar, sendo que a maioria dos cerca de 7,3 mil milhões de pessoas tem menos de 30 anos.

O relatório revela que nove em cada dez pessoas com idades compreendidas entre os 10 e os 24 anos vivem nas regiões menos desenvolvidas – África, Ásia (exceto o Japão), Caraíbas, Melanésia, Micronésia, Polinésia e Pacífico. Este grupo etário representa 32% da população que vive nestas regiões.

Por outro lado, na Europa, na América do Norte, na Austrália/Nova Zelândia e Japão apenas 17% da população tem menos de 24 anos.

Mas apesar do grande número de jovens, esta faixa etária enfrenta dificuldades dos mais variados níveis. Cerca de 60% da população jovem que vive em países em desenvolvimento não frequenta ou nunca frequentou a escola e, no ano passado, 73,4 milhões destes jovens não tinham emprego.

O mesmo relatório revela que mais de dois milhões dos jovens com idades entre os 10 e os 19 anos têm Sida, sendo que 39 mil jovens com menos de 18 anos já são mães.

O elevado número da população jovem “pode parecer assustadora para decisores políticos e instituições governamentais [mas deve ser encarado como] um recurso, um ativo, uma força de desenvolvimento económico e social e de transformação”, lê-se no documento citado pelo Público.

Há ainda a salientar os dados que dão conta que a Índia é o país com mais jovens entre os 10 e os 24 anos (356 milhões). Em segundo lugar surge a China (269 milhões) e em terceiro a Indonésia (67 milhões).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório