Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

É tímido e por isso acha que não gostam de si? Desengane-se

É tímido e tem dificuldades em fazer novos amigos? Acha que, por isso, os outros tendem a pensar que a sua amizade não é preciosa? Desengane-se pois pode estar a menosprezar o quanto realmente vale.

É tímido e por isso acha que não gostam de si? Desengane-se
Notícias ao Minuto

15:10 - 16/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A ansiedade social é provavelmente, de entre os problemas de ansiedade, o menos conhecido e o mais negligenciado, como conta o site da Oficina de Psicologia. Se sofre de ansiedade social, fazer novos amigos ou conhecer pessoas novas pode ser algo que lhe provoca várias dores de cabeça, refere a revista Health.

Por esse motivo tem tendência a achar que os seus amigos menosprezam a sua amizade, mas segundo um estudo da Universidade de Washington não há motivo para se preocupar: é provável que esteja a impressionar os outros muito mais do que aquilo que imagina.

Para a realização deste estudo, 112 pessoas foram desafiadas, algumas com ansiedade social, a fazerem-se acompanhar de um amigo. Ao primeiro grupo foi pedido para se avaliar como amigo, e o segundo grupo tinha que avaliar a pessoa que tinham ido acompanhar.

No final, concluiu-se que as pessoas que sofrem de ansiedade social tinham tendência a achar que eram maus amigos. A opinião que não era partilhada pela pessoa que o tinha acompanhado.

“As opiniões eram diferentes, mas não para pior”, refere Thomas Rodebaugh, um dos autores do trabalho.

A ansiedade social é muito mais do que vergonha ou timidez. A desordem caracteriza-se por um medo exagerado de ficar envergonhado ou de ser julgado pelas outras pessoas. Cerca de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem desta desordem, e 36% destas pessoas demora cerca de 10 ou mais anos até procurar ajuda para superar o medo.

A melhor terapia, refere a mesma Health, é procurar alguém com quem conversar. Pedir ajuda é "importante", afirma o investigador, porque a ausência de fortes relações sociais acaba por ter uma influência negativa no seu bem-estar físico e mental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório