Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas descobrem vírus que acentua a 'burrice'

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu um vírus que provoca ou acentua a 'burrice' no ser humano. O vírus da alga foi observado em pessoas saudáveis e mostrou que afeta as funções cognitivas, indica o The Independent.

Cientistas descobrem vírus que acentua a 'burrice'
Notícias ao Minuto

21:52 - 10/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Cientistas norte-americanos descobriram o 'motivo' para a 'burrice' humana. O vírus da alga nunca tinha sido observado em pessoas saudáveis, mas foi descoberto que afeta as funções cognitivas, seja através da visão ou da perceção espacial.

A descoberta foi feita por uma equipa do hospital Johns Hopkins e da Universidade do Nebrasca, informa o The Independent.

O estudo baseou-se numa amostra de 90 pessoas, em que 40 testaram positivo ao vírus e revelaram, nos testes a que foram submetidos, mais dificuldades cognitivas do que os restantes.

Apesar do corpo humano conter imensas bactérias e fungos, o estudo mostra que existem micróbios específicos que têm efeitos negativos.

“Este é um exemplo perfeito que mostra que os microrganismos que temos são inócuos e podem afetar o comportamento e a cognição”, disse o responsável pelo estudo, Robert Yolken.

“Há muitas diferenças fisiológicas entre a pessoa A e B que estão codificadas num conjunto de genes que são hereditários, mas algumas diferenças são alimentadas pelos vários microrganismos que temos nos nossos corpos e a maneira como interagem com os nossos genes”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório