Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Alemanha e França pedem à Rússia para não reconhecer voto separatista

Os líderes da Ucrânia, Alemanha e França pediram hoje ao presidente russo, Vladimir Putin, para não reconhecer as eleições locais que se realizam no domingo nas regiões separatistas do leste da Ucrânia, anunciou a presidência ucraniana.

Alemanha e França pedem à Rússia para não reconhecer voto separatista
Notícias ao Minuto

13:20 - 31/10/14 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A Ucrânia, a Alemanha e a França exprimiram uma posição comum clara de que não reconhecem as eleições planeadas pelos separatistas e instaram a Rússia a não reconhecer essas eleições", afirma um comunicado da presidência ucraniana.

Segundo o texto, Putin, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, mantiveram hoje uma conversa telefónica a quatro.

Os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia realizam eleições no domingo para escolher os líderes e os parlamentos regionais, uma votação considerada ilegal e contrária ao acordo de paz por Kiev, pela União Europeia (UE) e pela ONU e reconhecida apenas pela Rússia.

O acordo de cessar-fogo entre os separatistas o governo ucraniano assinado em setembro na Bielorrússia previa a convocação de eleições locais nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk para 07 de dezembro, mas, no final de setembro, os dirigentes das duas autoproclamadas "repúblicas populares" recusaram quaisquer eleições organizadas por Kiev em territórios que controlam.

Recusando o "estatuto especial" que lhes foi concedido por Kiev e reafirmando a independência que proclamaram unilateralmente em abril, os líderes de Donetsk e Lugansk anunciaram que organizariam eleições locais a 02 de novembro e boicotariam as legislativas ucranianas de 23 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório