Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Hollande e Merkel garantem apoio a acordo Rússia-Ucrânia

O Presidente francês e a chanceler alemã garantiram, na noite de quinta-feira, que a União Europeia vai "desempenhar o seu papel na íntegra para facilitar a aplicação do acordo" entre russos e ucranianos sobre o fornecimento de gás.

Hollande e Merkel garantem apoio a acordo Rússia-Ucrânia
Notícias ao Minuto

06:28 - 31/10/14 por Lusa

Mundo Diplomacia

O entendimento foi intermediado pela União Europeia e resolve provisoriamente o conflito entre a Federação Russa e a Ucrânia.

Segundo um comunicado emitido pelo Eliseu, François Hollande e Angela Merkel falaram durante a noite de quinta-feira com os Presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Porochenko.

Os quatro responsáveis "saudaram a conclusão das negociações sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia, realizadas graças à mediação da União Europeia".

O acordo para garantir a distribuição de gás russo à Ucrânia até março de 2015 foi assinado na quinta-feira à noite em Bruxelas pela Rússia, Ucrânia e União Europeia, constataram jornalistas da agência France Presse.

O documento foi assinado pelos ministros da Energia russo, Alexander Novak, e ucraniano, Iuri Prodan, e pelo comissário europeu para a Energia, Gunther Oettinger.

Uma adenda ao contrato entre as empresas de gás russa Gazprom e ucraniana Naftogaz foi depois assinada pelos presidentes das duas companhias, Alexei Miller e Andriy Kobolev, respetivamente.

"A responsabilidade política, a lógica da cooperação e o simples bom senso económico prevaleceu", considerou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, durante uma conferência de imprensa.

"É um passo importante para a nossa segurança energética", disse, considerando não haver "qualquer razão para que as pessoas na Europa tenham frio neste inverno".

Durão Barroso disse "esperar que este acordo vá aumentar a confiança entre a Ucrânia e a Rússia".

"A aplicação dos acordos de Minsk" que permitiram um cessar-fogo no leste separatista da Ucrânia "deve ser agora a prioridade", adiantou.

Oettinger disse que o acordo diz respeito a um total de 4,6 mil milhões de dólares, incluindo o pagamento da dívida do gás da Ucrânia à Rússia e a distribuição de gás até março. O preço foi estabelecido em 385 dólares (305 euros) por mil metros cúbicos de gás.

A Ucrânia "está em posição de fazer estes pagamentos", disse o comissário europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório