Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

França experimenta testes de diagnóstico rápido na Guiné Conacri

A França vai experimentar testes de diagnóstico rápido de Ébola na Guiné Conacri, em particular um que permite uma resposta em menos de 15 minutos, anunciou hoje o coordenador da luta contra o vírus na França, Jean-François Delfraissy.

França experimenta testes de diagnóstico rápido na Guiné Conacri
Notícias ao Minuto

22:44 - 30/10/14 por Lusa

Mundo Ébola

Numa conferência de imprensa no Ministério da Saúde francês, Delfraissy assinalou que os testes darão uma resposta "num quarto de hora", bastante menos tempo do que os realizados atualmente em laboratório, com práticas convencionais, em que o resultado não é obtido em menos "de seis horas".

Estes testes serão ensaiados em novembro pelas equipas de Médicos sem Fronteiras, no novo centro de cuidados de Macenta, na região da floresta de Guiné Conacri, acrescentou o responsável.

O novo centro de cuidados de Macenta, no sudeste do país, gerido pela Cruz Vermelha francesa, deverá começar a funcionar com 50 camas, "provavelmente no fim de novembro".

A este centro sucederão outros três, mais pequenos, em outros lugares de Guiné Conacri, antes do final do ano.

Jean-François Delfraissy confirmou também a abertura, em dezembro, de um centro específico, próximo da capital, Conacri, gerido pelo Exército francês, para o pessoal guineense que presta cuidados afetado pelo vírus.

Um estudo sobre os guineenses que sobreviveram ao vírus deve ser implementado em paralelo "com bastante rapidez", disse Bernadette Murgue, vice-diretora adjunta do Instituto de Microbiologia e Doenças Infecciosas.

O Ébola, febre hemorrágica viral, altamente contagiosa, fez 4.922 mortos, pelo menos, em 13.073 casos registados de contágio até segunda-feira (último balanço da Organização Mundial de Saúde), na quase totalidade de três países de África oeste: a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné Conacri.

A França empenha os seus esforços na luta contra o Ébola na Guiné Conacri, enquanto os dos Estados Unidos concentram-se na Libéria e os da Grã-Bretanha na Serra Leoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório