Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

A sua personalidade pode dizer algo sobre a sua saúde

Um estudo de uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, noticiado no Medical Daily, debruçou-se sobre o impacto que certos traços de personalidade podem ter na saúde de uma pessoa. E concluíram que há 'feitios' que podem fazer melhor à saúde do que outros.

A sua personalidade pode dizer algo sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto

20:49 - 30/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Uma personalidade mais extrovertida e uma mente mais ‘aberta’ podem fazer bem à saúde. Por outro lado, traços de personalidade mais neuróticos podem ter um impacto maior na saúde. São estas as conclusões de um estudo da Universidade de Washington, publicado na Social Psychology & Personality Science, de que o Medical Daily dá conta.

Este conceito não é propriamente novo. Por senso comum percebemos que a nossa forma de ser e de estar pode refletir-se nalguns aspetos da nossa saúde. Mas ao Yahoow Health, Josh Jackson, um dos responsáveis deste estudo, realça que “é um dos primeiros estudos que olha para a forma como os traços de personalidade podem, com o tempo, associar-se a novas doenças”.

Como forma de evitar doenças não diagnosticadas, centraram-se em pessoas que tinham sido avaliadas por médicos nos últimos dois anos. Ao todo, analisaram dados de cerca de sete mil pessoas, com uma média de idades de 68 anos.

Usando uma série de adjetivos associados a escalas de um a quatro, e traços de personalidades (com escala de um a cinco) fizeram uma análise sobre o perfil dos participantes. Depois compararam com as doenças diagnosticadas nos anos anteriores. Os investigadores consideraram os dados a que chegaram “estatisticamente relevantes”. E têm exemplos.

Pessoas mais extrovertidas e conscienciosas tinham por padrão menos problemas de saúde – as probabilidades de terem tensão alta, por exemplo, diminuem 29%. Pessoas com traços mais neuróticos, por outro lado, surgiram com um fator de risco maior para várias doenças – por exemplo: 37% mais de risco de sofrerem de tensão alta ou 25% de artrite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório