Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção às dietas: Há gorduras que pode (e deve) comer

O El Mundo revela que nem todas as gorduras são más e existem algumas que deve mesmo incluir diariamente na sua refeição para manter uma saúde de ferro.

Atenção às dietas: Há gorduras que pode (e deve) comer
Notícias ao Minuto

11:06 - 30/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nutrição

Sabe que há gorduras que são benéficas para o seu corpo?

Rubén Bravo, do Instituto Médico Europeu da Obesidade, em Espanha, revela ao El Mundo que existem alimentos que possuem gorduras saudáveis que não deve ter receio de ingerir…aliás, deve incluí-los na sua dieta.

Segundo o especialista, numa sociedade marcada pela ‘fast food’ é normal que se pense que a gordura é prejudicial. Mas isso não é necessariamente verdade. É preciso saber distinguir entre as gorduras saturadas ou transformadas, que são as más, e as gorduras boas, conhecidas como monoinsaturadas e polinsaturadas.

Posto isto, o médico aconselha a ter em atenção ao que consome, pois existem alimentos que parecendo saudáveis podem conter gorduras nocivas à saúde. É o caso das carnes saturadas, os produtos lácteos e a pele das aves. Cuidado também com certos óleos vegetais, que possuem gorduras hidrogenadas e que podem ser encontrados em margarinas, snacks ou bolos industriais. Estes óleos são, aliás, bastante nocivos uma vez que aumentam o colesterol mau e contribuem para o aparecimento de problemas cardiovasculares.

Que alimentos devemos então ingerir para uma alimentação saudável? Rubén Bravo defende que as gorduras de origem vegetal são as mais benéficas, bem como o pescado que é uma fonte de gorduras polinsaturadas e rico em Omega 3.

O Instituto recomenda também que diariamente inclua no seu prato pequenas porções de produtos como azeite, sementes e frutos secos.

A carência de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas pode causar problemas nos olhos, além de reduzir a absorção de cálcio, diminuir o funcionamento do sistema imunitário do organismo e alterar a coagulação do sangue.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório