Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Afinal, o leite não faz tão bem quanto se pensa

Um estudo realizado por cientistas suecos pretende provar que o leite pode não fazer tão bem quanto se julga aos ossos, reporta o The Independent.

Afinal, o leite não faz tão bem quanto se pensa
Notícias ao Minuto

10:15 - 29/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Durante toda a nossa vida ouvimos dizer que o leite faz bem aos ossos e previne fraturas. Um estudo realizado na Suécia veio deitar agora deitar a teoria por terra. E mais: o leite pode ainda fazer aumentar o risco de uma pessoa morrer por doença cardíaca.

Um estudo levado a cabo por um grupo de dietistas a mais de 100 mil pessoas, com base na comparação de inquéritos e consultas de nutrição com exames médicos, permitiu verificar que as pessoas que bebem mais leite não têm, afinal, ossos mais fortes. Nas mulheres verificou-se até que as que bebiam mais leite tinham mais probabilidades de sofrer uma fratura da anca.

A investigação mostrou ainda que os que bebem mais de três copos de leite por dia, perfazendo cerca de 680 ml, tinham mais probabilidades de morrer durante a execução do estudo, as mulheres num período de 20 anos e os homens de 11 anos.

Porém, investigadores de Nova Iorque não se mostram convencidos com a conclusão deste estudo e dizem que o mesmo não deve ser levado à letra até porque a metodologia utilizada não será a mais fidedigna.

Defendem que é importante ingerir um valor mínimo de cálcio todos os dias, que é conseguido com o consumo de leite, pelo que não deve eliminar este produto da sua dieta diária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório