Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Japão pode vir a ser 'extinto' nos próximos 100 anos

Um estudo de dois professores que analisam os padrões de erupção de vulcões no Japão indica que a ilha poderá ser ?apagada? do mapa nos próximos 100 anos devido a uma erupção vulcânica de grande dimensão, de acordo com o noticiado pelo Daily Mail.

Japão pode vir a ser 'extinto' nos próximos 100 anos
Notícias ao Minuto

19:06 - 26/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

De acordo com um estudo feito especialistas que analisam os padrões de erupção de vulcões no Japão, nos próximos 100 anos a ilha pode ser ‘apagada’ do mapa, juntamente com a maior parte dos seus 127 milhões de habitantes, devido a uma erupção vulcânica de grande dimensão, avança o Daily Mail.

Os professores Yoshiyuki Tatsumi e Keiko Suzuki, da Universidade de Kobe, explicaram que a nuvem tóxica que se criaria com essa possível erupção tornaria a ilha ‘inabitável’ e que seria impossível salvar os 120 milhões de pessoas a viver nas maiores cidades.

Os cientistas analisaram uma cratera vulcânica gigantesca, na ilha de Kyushu, que entrou em erupção sete vezes nos últimos 120 mil anos e previram que, no caso de uma nova erupção, a lava ‘engoliria’ mais de 7 milhões de pessoas, ao passo que os ventos levariam cinza e pó a grandes distâncias.

De acordo com os mesmos especialistas, o risco calculado de um evento desta dimensão acontecer nos próximos 100 anos é de cerca de 1%.

No entanto, ressalvam que este número não pode ser menosprezado, visto que o risco de um tremor de terra atingir Kobe em 30 anos foi, também, estimado em cerca de 1%, apenas um dia antes do trágico tremor de terra de magnitude 7.2 ter destruído a cidade portuária, em 1995, resultando na morte de 6400 pessoas.

“Assim sendo, não seria uma surpresa se uma colossal erupção acontecesse a qualquer momento”, escreveram os analistas no mesmo estudo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório