Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estado Islâmico poderá ter usado armas químicas em Kobane

A cidade de Kobane, junto à fronteira da Síria com a Turquia, continua a ser defendida pelos curdos. Mas o The Guardian revela que os ataques do Estado Islâmico poderão ter evoluído para outro nível, na última terça-feira, suspeitando-se que terão sido usadas armas químicas.

Estado Islâmico poderá ter usado armas químicas em Kobane
Notícias ao Minuto

21:47 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

O The Guardian dá conta de relatos de feridos com bolhas na pele, olhos irritados e dificuldades respiratórias, reações que se poderão ter devido a um ataque químico levado a cabo na quinta-feira à noite na cidade de Kobane, onde curdos e jihadistas combatem há mais de um mês. Os relatos vêm de médicos no local.

Ao jornal britânico, numa chamada telefónica perturbada por explosões, Walat Omar, médico, confirmou estes sintomas incomuns e que não sabiam a causa, mas temiam que se tivesse tratado de um ataque com armas químicas. Alguns dos pacientes que tratou davam conta de um cheiro estranho que teria provocado reações alérgicas.

Recorde-se que o New York Times tinha noticiado no início deste mês que os jihadistas do Estado Islâmico poderiam ter capturado armas deste género, que terão sido conseguidas depois de conquistadas algumas bases que pertenciam ao exército iraquiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório