Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Hollande diz a Cameron que regras "são para todos"

O presidente francês, François Hollande, disse hoje que as regras orçamentais da União Europeia "são para todos", depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter recusado uma contribuição extraordinária de 2,1 mil milhões de euros exigida pela UE.

Hollande diz a Cameron que regras "são para todos"
Notícias ao Minuto

18:27 - 24/10/14 por Lusa

Mundo União Europeia

"O respeito pelos tratados não é só para os outros, é para todos", disse Hollande numa conferência de imprensa no final da cimeira europeia em Bruxelas.

A Comissão Europeia exigiu uma contribuição extraordinária para o orçamento comunitário de 2014, a pagar até 01 de dezembro, a alguns países considerados mais prósperos à luz da nova forma de cálculo dos PIB nacionais.

Segundo o Financial Times, a contribuição a pagar pelo Reino Unido é a mais elevada, ascendendo a 2,1 mil milhões de euros. França, em contrapartida, receberá uma devolução de mil milhões de euros.

David Cameron interrompeu os trabalhos da cimeira hoje de manhã para anunciar à imprensa que não vai pagar a contribuição até 01 de dezembro, uma exigência "completamente injustificada e inaceitável", e que exigiu "uma reunião de emergência" dos ministros das Finanças da UE.

Outra das questões que perturbou este segundo dia da cimeira prendeu-se com as cartas enviadas pela Comissão Europeia aos governos de França e de Itália pedindo explicações sobre os respetivos orçamentos, que se desviam dos objetivos fixados pelo conselho europeu.

Além destes dois países, segunda e terceira economias da zona euro, respetivamente, a Comissão enviou cartas semelhantes aos governos de Áustria, Eslovénia e Malta.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, lançou a discussão na cimeira ao divulgar a carta na página Internet do Ministério das Finanças italiano, o que foi fortemente criticado pelo presidente cessante da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que frisou o carácter confidencial da missiva.

De madrugada, após a conclusão do acordo sobre energia e clima, Renzi anunciou também a intenção de divulgar as despesas das instituições europeias.

Hollande não divulgou a carta recebida em Paris, mas o 'site' de notícias francês Mediapart publicou-a hoje integralmente. Nela, o comissário dos Assuntos Económicos e Orçamentais, Jyrki Katainen, refere nomeadamente o défice previsto, de 4,3% do PIB em 2015, acima dos 3% a que Paris se comprometeu.

Na conferência de imprensa que deu no final da cimeira, François Hollande disse que vai responder à carta e, depois disso, não espera novas questões de Bruxelas.

"O diálogo continua e França dará a sua resposta no final desta semana. O que esperamos é não receber outra carta", disse, acrescentando que "França fez o que tinha a fazer".

"Esperamos que as informações, as explicações e os pormenores que vamos fornecer permitam à Comissão compreender que respeitamos os tratados com o máximo de flexibilidade e preservando o crescimento e o emprego", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório