Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Imigração e golfe numa imagem que ficou viral

Uma imagem captada num dos principais pontos de entrada ilegal de imigrantes na Europa está a receber atenção. A razão? O facto de captar duas realidades tão diferentes: a dos imigrantes no topo da cerca e, cá em baixo, a de quem joga golfe tão perto do drama.

Notícias ao Minuto

18:50 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fotografia

A Reuters divulgou esta semana uma imagem junto ao enclave de Melilla, em Espanha, um local de entrada de imigrantes ilegais na Europa. Apesar de muitas imagens já divulgadas do drama de quem tenta fugir à miséria em África, esta surpreende por um incrível contraste. E não é por acaso que se está a tornar viral, como realça o The Guardian.

Na imagem, que pode ver na fotogaleria, vê-se uma série de imigrantes no cimo da cerca que, formalmente, separa os dois continentes. Cá em baixo, no lado espanhol, duas pessoas jogam golfe. São duas realidades tão distintas, separadas por poucos metros. Mas estes metros são uma metáfora para as diferenças de dois mundos económico-sociais tão diferentes.

Ao todo terão sido centenas os imigrantes que tentaram atravessar, num dado momento, a fronteira. As autoridades espanholas impediram a entrada a quase todos, exceto a 20 que conseguiram. Na imagem, do lado direito, vemos inclusive um dos polícias fronteiriços já no cimo da cerca, pronto para pôr fim à ‘fuga’ dos imigrantes. Houve também relatos do excesso de força usado por parte de alguns dos polícias. A imagem, essa, tem corrido mundo.

José Palazón, que tirou a fotografia e faz parte de um grupo de apoio aos imigrantes intitulado Pro.De.In , destacou ao El Pais o simbolismo do momento que captou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório