Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sabe qual é a maior ameaça para a humanidade? Depende

Um estudo desenvolvido pelo Pew Global Attitudes, que contou com a participação de mais de mil pessoas de cada um dos 44 países analisados, permitiu verificar quais os maiores medos entre a população de cada um desses Estados. Por exemplo, se na Tailândia a maior preocupação é a poluição, nos Estados Unidos são a iniquidade na distribuição de rendimentos e as armas nucleares os temas que mais preocupam.

Sabe qual é a maior ameaça para a humanidade? Depende
Notícias ao Minuto

17:29 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pew Research

Sabia que o maior problema enfrentado pelos habitantes da Tailândia é a poluição e os problemas ambientais? Pois, é natural que não soubesse.

Estes resultados foram recentemente divulgados pelo Pew Global Attitudes e põem em evidência quais os problemas que mais preocupam cada uma das 44 sociedades analisadas. Para chegar a esta conclusão, os investigadores perguntaram a opinião a mais de mil participantes em cada país.

Mostramos-lhe agora dados de alguns países em que, estamos certos, dificilmente acertaria na resposta dada.

Comecemos pelos Estados Unidos. No país presidido por Barack Obama o problema ‘preferido’ escolhido pelos entrevistados foi a iniquidade na distribuição de rendimentos (27%). Porém, também o armamento nuclear é um problema para os norte-americanos (23%).

No Reino Unido, por exemplo, o problema que mais britânicos elegeram como sendo o principal, prende-se com questões religiosas ou ódio étnico (39%). A iniquidade na distribuição da riqueza apenas colheu 25% dos votos.

Já na Turquia, o problema que mais ‘votos’ recebeu tem que ver com as armas nucleares, sendo este o tema escolhido por 34% dos entrevistados como o mais preocupante. Seguem-se os problemas relacionados com questões religiosas e a iniquidade apenas surge em terceiro.

Em quase todos os países do continente africano que foram auscultados, o principal problema escolhidos pelos entrevistados foi o que se relaciona com problemas de saúde e a SIDA. Dos sete países onde se recolheram opiniões cinco elegeram este como o seu problema máximo. Apenas na Nigéria (problemas raciais ou religiosos) e no Gana (iniquidade) puseram outro tema no topo da lista.

Na Rússia, para terminar, a prioridade é dada aos problemas relacionados com as armas nucleares (29%), seguidos dos problemas religiosos ou étnicos (27%) e, por fim, os problemas relacionados com a distribuição dos rendimentos (19%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório