Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia reconhecerá eleições organizadas por Kiev e rebeldes pró-russos

O Kremlin anunciou hoje que reconhecerá os resultados das legislativas ucranianas de domingo, mas também defendeu o escrutínio paralelo convocado pelos separatistas pró-russos para 2 de novembro.

Rússia reconhecerá eleições organizadas por Kiev e rebeldes pró-russos
Notícias ao Minuto

19:25 - 23/10/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Vamos reconhecê-las", afirmou Serguei Ivanov, chefe da administração do Kremlin, citado pelas agências russas, ao pronunciar-se sobre as eleições legislativas no país vizinho.

Considerado um colaborador muito próximo do Presidente russo Vladimir Putin, Ivanov assegurou que a Rússia "deseja que a Ucrânia regresse a um quadro civilizado e que, para começar, exista um Estado que seja capaz de se manter por si mesmo".

Numa referência às regiões russófonas do leste do país, Ivanov defendeu a oportunidade da realização de uma consulta para o parlamento nas autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

"Deverão ser organizadas [eleições] porque essas novas entidades, ou novos territórios, devem contar com dirigentes eleitos pelas pessoas que vivem nesse território", declarou.

Previamente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo exprimiu a sua confiança em que as legislativas ucranianas, boicotadas pelos separatistas pró-russos, sejam democráticas e contribuam para a estabilidade política no país vizinho.

Num comunicado oficial, o ministério denunciou perseguições e ameaças por parte de ultranacionalistas ucranianos a forças da oposição interna, incluindo representantes do leste russófono, e confirmou o envio por Moscovo de um grupo de observadores integrados na delegação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A Ucrânia realiza domingo as primeiras eleições legislativas desde o derrube em fevereiro do ex-presidente Viktor Ianukovitch, e enquanto persiste um frágil cessar-fogo no leste do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório