Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Eurodeputados pedem ao México para agir rapidamente pelos estudantes desaparecidos

O Parlamento europeu (PE) exortou hoje as autoridades mexicanas a "agirem rapidamente" para prender e julgar os responsáveis pelo desaparecimento de 43 estudantes, e que continua a suscitar fortes reações no país e no mundo.

Eurodeputados pedem ao México para agir rapidamente pelos estudantes desaparecidos
Notícias ao Minuto

18:30 - 23/10/14 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Numa resolução votada por larga maioria (495 votos a favor, 86 contra e 56 abstenções), os eurodeputados condenaram "os factos inaceitáveis que são os desaparecimentos forçados e os atos criminais cometidos em Iguala".

O texto refere-se ao ataque de forças policiais locais a um protesto de estudantes de uma escola rural de formação de professores, em 26 de setembro, que provocou seis mortos, dezenas de feridos e 43 desaparecidos.

Na quarta-feira, cerca de 45.000 pessoas manifestaram-se em apoio às suas famílias na Cidade do México, enquanto prosseguem as concentrações e protestos em diversas regiões do país.

O PE pede às autoridades mexicanas para "agiram rapidamente, de forma transparente e imparcial" para prender e julgar os responsáveis. As investigações deverão prosseguir "até que os estudantes sejam encontrados em segurança", assinala a resolução, que também deplora "a infiltração evidente, pela criminalidade organizada, dos serviços de polícia e das entidades administrativas" do país.

O Parlamento pede aos Estados-membros da União Europeia (UE) para reforçarem o seu apoio ao México na defesa dos direitos humanos, incluindo através de meios técnicos e financeiros.

As autoridades mexicanas emitiram na quarta-feira um mandado de captura dirigido ao presidente da câmara municipal de Iguala, suspeito de ter ordenado o ataque. Segundo as autoridades, os polícias municipais entregaram os 43 estudantes a um grupo criminal com ligações ao narcotráfico, que os terão feito desaparecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório