Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

China recusa proposta sobre julgamento da Coreia do Norte

O governo da China manifestou-se hoje contra a possibilidade das violações contra os direitos humanos na Coreia do Norte virem a ser julgadas no Tribunal Penal Internacional de Haia, tal como foi pedido pelas Nações Unidas.

China recusa proposta sobre julgamento da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

11:40 - 23/10/14 por Lusa

Mundo ONU

"Devemos resolver as diferenças em matéria de direitos humanos através do diálogo e da cooperação", disse hoje em conferência de imprensa, em Pequim, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying.

O diálogo, sublinhou, "deve basear-se na igualdade e no respeito mútuos".

O juiz australiano Michael Kirby, que dirige as investigações das Nações Unidas sobre alegadas violações dos direitos humanos na Coreia do Norte, pediu o envolvimento do tribunal de Haia.

Para que o Tribunal Penal Internacional possa intervir é necessária a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de que a China é membro permanente e com direito de veto.

As Nações Unidas publicaram em fevereiro um relatório em que denunciavam inúmeros abusos e violações dos direitos humanos nos campos de detenção da Coreia do Norte, em que eram referidos atos de tortura, violações, mortes e escravatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório