Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Ele pensava que nunca mais iria andar

Após quatro anos sem conseguir andar, Darek Fidyka submeteu-se a uma operação inédita que o voltou a fazer sonhar e acreditar que pode vir a ser novamente independente, conta a Metro UK.

Notícias ao Minuto

11:05 - 21/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo queda

Um homem completamente paralisado da cintura para baixo submeteu-se a uma cirurgia inédita que lhe devolveu algo que jamais imaginou: a capacidade para andar.

Darek Fidyka, que partiu a espinal medula em 2010, será a primeira pessoa no mundo a ter recuperado de uma lesão deste género. O búlgaro, de 38 anos, consegue agora caminhar com a ajuda de uma muleta e já consegue levar uma vida independente, tendo já conseguido, inclusivamente, conduzir.

Segundo o Metro UK, os cirurgiões utilizaram nervos do seu nariz para reconstruir os nervos da espinal medula que estavam danificados, de modo a estimular a regeneração e crescimento dos mesmos.

Para o professor Geoffrey Raisman, membro da equipa do Instituto de Neurologia da Universidade de Londres, que desenvolveu esta técnica, acredita que o caso de Darek é apenas o primeiro de muitos bem-sucedidos.

O especialista afirma inclusivamente que os passos de Darek são mais importantes do que os dados pelo primeiro homem a chegar à lua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório