Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Ataque do EI faz 10 mortos e põe milhares de pessoas em fuga

Os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI) atacaram hoje a cidade iraquiana de Qara Tapah, sob controlo curdo, causando dez mortos e provocando a fuga de milhares de pessoas daquela localidade, denunciaram as autoridades.

Ataque do EI faz 10 mortos e põe milhares de pessoas em fuga
Notícias ao Minuto

06:06 - 21/10/14 por Lusa

Mundo Iraque

Os 'jihadistas' atacaram em duas frentes aquela cidade a nordeste de Bagdade e localizada a 50 quilómetros da fronteira com o Irão.

"Pedimos um apoio aéreo da coligação internacional", disse um oficial militar.

Segundo líderes peshmerga (curdos armados) e um responsável de um hospital da cidade vizinha de Khanaqine, pelo menos sete combatentes peshmergas e três civis morreram nos bombardeamentos, tendo os combates alastrado a aldeias vizinhas.

"Quase metade da população de Qara Tapah fugiu hoje. Estamos a falar de perto de 9.000 pessoas", disse um habitante da cidade.

O líder de uma organização de defesa dos direitos da minoria turca do Iraque também referiu o êxodo de milhares de pessoas.

A população de Qara Tapah, onde um triplo ataque à bomba fez pelo menos 45 mortos a 12 de outubro passado, é composta por árabes, curdos e turcos.

"As pessoas que ficam são jovens que pegaram em armas para defender a cidade, ao lado dos peshmergas", acrescentou Haidar, um habitante da cidade.

"Estamos com receio de que o Estado Islâmico nos rodeie e faça desta cidade uma segunda Amerli", acrescentou, referindo-se à localidade xiita turca mais a norte que foi cercada pelo EI durante dois meses, antes de o exército iraquiano, apoiado pelos peshmergas e milícias xiitas, a terem libertado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório