Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia estende embargo a carne e farinhas animais

A Rússia decidiu hoje estender o seu embargo de produtos agroalimentares europeus à carne e farinhas animais, gordura e outros produtos derivados bovinos, porcinos e de aves, indicou o porta-voz da agência veterinária russa Rosselkhoznadzor.

Rússia estende embargo a carne e farinhas animais
Notícias ao Minuto

18:17 - 20/10/14 por Lusa

Mundo Produtos

Estes produtos não estavam, até agora, abrangidos pelo embargo alimentar decretado no início de agosto pela Rússia em resposta às sanções ocidentais impostas aos seus produtos, explicou Alexei Alexeenko, acrescentando que a decisão foi tomada devido a "violações das normas de segurança", nomeadamente por causa de uma infeção microbiana.

"A partir de 21 de outubro, entrarão em vigor restrições temporárias relativas à importação pela Rússia de um determinado número de produtos alimentares procedentes dos países da União Europeia, nomeadamente carne bovina e porcina, farinhas animais, gordura de vaca e de porco, incluindo a banha e a gordura de galinha", precisou Rosselkhoznadzor em comunicado, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

A agência veterinária indica ter identificado, nos últimos dois meses, 17 violações das normas sanitárias e descoberto vestígios de antibióticos em produtos provenientes de Itália, Alemanha e Polónia.

A Rússia tinha decretado no início de agosto um embargo sobre a maioria dos produtos alimentares europeus e norte-americanos em resposta às sanções impostas pelo Ocidente a Moscovo devido à crise ucraniana.

Esse embargo, com duração de um ano, surgiu na sequência de uma vaga de proibições de produtos alimentares por Rosselkhoznadzor sob pretextos sanitários.

Moscovo é frequentemente acusada de utilizar armas comerciais, nomeadamente invocando motivos sanitários, como meio de pressão diplomática sobre os seus vizinhos.

Um pouco menos de 10 por centro das exportações agrícolas da União Europeia são para a Rússia, ou seja, o equivalente a 11 mil milhões de euros por ano, segundo números da Comissão Europeia. Trata-se, sobretudo, de frutas e legumes, queijo e carne de porco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório