Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Sabia que a época do ano em que nasceu influencia a sua personalidade?

Sabia que a estação do ano em que nasceu tem influência na sua personalidade? A conclusão consta de uma investigação levada a cabo por cientistas de Budapeste, conta hoje o The Telegraph. Pelo que, quem nasce/nasceu no verão tem tendência para sofrer mais alterações de humor, enquanto os que nascem/nasceram no inverno são pessoas menos irritáveis.

Sabia que a época do ano em que nasceu influencia a sua personalidade?
Notícias ao Minuto

12:21 - 20/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Trata-se de mais uma prova de que o estado do tempo tem influência sobre o estado de espírito de cada um. O The Telegraph conta hoje que um grupo de cientistas de Budapeste levou a cabo um estudo, com a colaboração de 400 pessoas, que associa o tipo de personalidade à estação do ano em que nasceram.

A conclusão é curiosa. Pessoas nascidas em determinadas alturas do ano têm tendência para desenvolver comportamentos que afetam o humor e estado de espírito. Tudo porque as diferentes estações do ano (inverno, primavera, verão e outono) têm influência sobre certos neurotransmissores, tais como a dopamina e serotonina, que controlam o humor.

Portanto, as pessoas que nascem nos meses de verão caracterizam-se por rápidas e frequentes mudanças de humor. Pelo contrário, a mesma investigação conclui que os nascidos no outono são menos propensos a estados depressivos e os nascidos no inverno menos irritáveis.

“Os estudos bioquímicos demonstraram que a estação em que nascemos tem uma influência sobre certos neurotransmissores monoamina (...) e que tal é detetável até mesmo na vida adulta. Isso levou-nos a acreditar que a estação em que nascemos pode ter um efeito mais duradouro”, explica o chefe deste estudo, o professor assistente de Xenia Gonda, citado pelo The Telegraph. Ou seja, acrescenta o docente, tal pode “aumentar ou diminuir a possibilidade de desenvolvermos certos transtornos de humor”.

Este estudo, refere o The Telegraph, vai ser apresentado na conferência anual da Academia Europeia de Neuropsicofarmacologia (ECNP), em Berlim, na Alemanha, no próximo fim de semana.

Leia mais sobre este estudo aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório