Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Barroso pede a britânicos que defendam permanência na UE

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou hoje, em Londres, para que os britânicos defendam a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE),salientando ser o melhor para o país e a Europa.

Barroso pede a britânicos que defendam permanência na UE
Notícias ao Minuto

12:06 - 20/10/14 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"A escolha é vossa, mas espero que o Reino Unido continue a seguir o mesmo caminho que nós", disse José Manuel Durão Barroso, num discurso proferido na Chatham House -- como é conhecido o Real Instituto de Relações Internacionais.

"Nos próximos anos, o Reino Unido poderá ter que enfrentar uma escolha -- a de ficar ou sair da UE", lembrou Barroso, salientando que o compromisso britânico com a Europa dá mais peso à voz do país.

"Têm a certeza que estarão melhor fora (da UE) do que dentro? Só os britânicos podem medir os prós e contras e tomar uma decisão. Pela nossa parte, a porta sempre esteve e sempre estará aberta", sublinhou.

Para Durão Barroso, a permanência na UE é um ganho para as duas partes: "Ficar na UE é bom para o Reino Unido e ter-vos na UE é bom para uma Europa unida, aberta e mais forte".

O ainda chefe do executivo comunitário recusou ainda a ideia de uma permanente tensão entre os interesses britânico e europeu: "A minha experiência diz-me o contrário".

"Preocupa-me que tão poucos políticos neste lado do Canal da Mancha estejam dispostos a relatar os factos como eles são, a reconhecer que no mundo de hoje há coisas que só podemos fazer de forma eficaz se agirmos juntos", salientou, dando como exemplo o recente plano de combate ao radicalismo apresentado por Londres e apoiado pelos restantes Estados-membros.

Salientando que a Comissão Europeia sempre esteve disponível para debater o tema da imigração e livre circulação, Barroso reiterou que as regras só podem ser alteradas por unanimidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório