Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia está a ajudar curdos do Iraque a chegar a Kobane

A Turquia está a ajudar combatentes curdos do Iraque a juntarem-se às forças que combatem os 'jihadistas' do Estado Islâmico em Kobane, no norte da Síria, disse hoje à imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.

Turquia está a ajudar curdos do Iraque a chegar a Kobane
Notícias ao Minuto

11:55 - 20/10/14 por Lusa

Mundo Ministro

"Estamos a ajudar as forças curdas 'peshmerga' a passar a fronteira para Kobane", disse o ministro, numa conferência de imprensa em Ancara com o homólogo tunisino Mongi Hamdi.

"Não queremos, de todo, ver Kobane cair" nas mãos dos 'jihadistas', acrescentou.

Kobane, próxima da fronteira com a Turquia, é alvo de uma ofensiva dos 'jihadistas' desde meados de setembro, contra a qual combatem forças curdas e, desde a semana passada, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A Turquia tem recusado intervir militarmente em apoio dos combatentes curdos sírios e, até hoje, deixar que combatentes curdos atravessem a sua fronteira para se juntarem aos combates em Kobane.

Em Kobane, um porta-voz das forças curdas disse hoje que os primeiros carregamentos de armas lançados pelos Estados Unidos na zona vão permitir travar o avanço dos 'jihadistas'.

"Vai ser uma grande ajuda" para os combatentes das Unidades de Proteção do Povo, grupo curdo que combate os extremistas, disse o porta-voz, Redur Xelil.

As armas foram lançadas ao amanhecer, juntamente com munições e material médico, por três aviões de carga C-130.

Desde o início da ofensiva, o avanço do Estado Islâmico em Kobane tem sido constante e só abrandou com os bombardeamentos norte-americanos e sauditas iniciados na semana passada.

Os curdos têm pedido à comunidade internacional o envio de armamento, queixando-se de dispor apenas de armas ligeiras para enfrentar o armamento pesado e blindados de que dispõem os extremistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório