Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Angola encomenda navio de investigação científica de 60 milhões

O Ministério das Pescas angolano vai encomendar a um estaleiro holandês a construção de um navio de investigação científica, um negócio de quase 60 milhões de euros, autorizado por despacho presidencial.

Angola encomenda navio de investigação científica de 60 milhões
Notícias ao Minuto

10:20 - 20/10/14 por Lusa

Mundo Estaleiros

De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, trata-se de um investimento que o executivo angolano explica com a necessidade de "permitir o estudo, a identificação, conservação, uso sustentável e monitorização dos recursos biológicos e ecossistema marinho", através da investigação científica no setor das pescas.

O contrato, autorizado por despacho presidencial de 14 de outubro, envolve a construção e fornecimento de um navio de investigação científica, denominado "Baía Farta", pelos estaleiros holandesas da Damen Shipyards Gorichem, no valor de 75,9 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros).

"Havendo necessidade de adquirir um navio de investigação científica visando contribuir para a sustentabilidade e garantir a conservação dos recursos biológicos aquáticos e do ecossistema marinho", escreve o mesmo despacho, assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Ao concurso público para a construção deste navio, de cerca de 65 metros de comprimento, concorreram igualmente vários estaleiros espanhóis, tendo a opção do executivo recaído pelo grupo holandês, um dos maiores do mundo no setor e que tem vindo a fornecer vários meios navais a Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório